Hey, você sabe como ocorre a respiração durante o exercício?

É através dela que oxigenamos o nosso corpo, levamos os nutrientes para as células recarregando os níveis de energia e liberando gás carbônico, durante o exercício, respirar de forma correta reduz a tensão nos músculos respiratórios e a ansiedade, promovendo assim, sensação de relaxamento, melhora de foco e de atenção, ajudando a reduzir níveis de estresse. Quando você expira, os músculos abdominais se contraem e garantem maior sustentação do corpo para a realização do movimento.

Preste atenção, pois respirar do jeito errado ou ao contrário pode provocar dor e desconforto, além de desperdiçar o exercício. Essa dor, é provocada por uma espécie de câimbra do diafragma, causada pela maneira inadequada de respirar, outra causa dessa dor é conversar durante o exercício. Por isso, para evitar essa dor, a dica é não conversar e respeitar a necessidade do corpo.

Sabia que a respiração não é a mesma em todos os exercícios? Vamos conhecê-las:

EXERCÍCIOS COM PESO 🏋️‍♀️ 🏋🏽

Importante: Não segure a respiração enquanto estiver puxando peso, isso pode aumentar sua pressão sanguínea, expire (solta o ar pela boca) no momento do esforço e inspire (puxa o ar pelo nariz) no retorno.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS 🚴🏼 🏃🏻‍♀️ 🏃🏻

Procure um ritmo que se sinta confortável e adéque a respiração, a inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS INTENSOS 🚵🏻‍♀️ ⛹🏻 🏊🏼

Quando se sentir muito cansado, faça uma respiração profunda. Inale o máximo de ar que conseguir, segure-o por um segundo e depois exale devagar. Essa técnica vai fazer com que o organismo capte mais oxigênio e você se sentirá um pouco mais disposto para prosseguir no exercício.

EXERCÍCIOS AERÓBICOS DE BAIXA INTENSIDADE 🚶🏻‍♀️🚶🏻

Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca. Esse tipo de respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado, você se sentirá mais confortável e o exercício fluirá com mais naturalidade. Mas não faça muito esforço para manter essa respiração, a partir do momento que ela te incomodar passe a inspirar também pela boca.

Mantenha-se ativo e se ficou com alguma dúvida, nos chama! Matéria em parceria com a @DanniGira.

Isso merece ir para suas redes: