Hey, sério que você tem preguiça de treinar no frio?

Sabemos que no frio, aquela vontade de ficar dormindo sem limites é tentadora, não é? Hehe. Garanto que você já se perguntou: Treinar em um clima gelado exige alguns cuidados especiais?

Sim, então vamos lá, os exercícios deveriam ser praticados em temperatura média de 20 graus, exercitar-se em marcas inferiores a 14 graus pode trazer riscos a sua saúde. Isso, porque ocorre uma vasoconstrição, que faz com que o sangue não chegue suficientemente onde deveria e o organismo sente muito.

As partes do corpo que mais sentem frio são, mãos, pés e cabeça. Proteja-as para minimizar a perda de calor. Saia de casa agasalhado, como por exemplo com uma calça mais quente por cima do short ou da legging, e só tire o excesso de roupa à medida que for aquecendo o corpo.

Esses cuidados são importantes porque qualquer parte descoberta do corpo perde calor para o ambiente. Isso significa que você demanda maior energia para manter-se aquecido e pode sentir o exercício mais cansativo.

Aliás, com todos esses cuidados, quais são os benefícios dos exercícios físicos praticados no frio?

Aumenta a perda de calorias: você já deve ter reparado que além da vontade de ficar debaixo das cobertas, no frio você tem muito mais vontade de comer aquelas comidinhas mais calóricas. E isso tem um motivo: seu metabolismo está mais rápido. E a vantagem está justamente aí. No frio temos a perda de temperatura corporal. Nosso corpo é praticamente obrigado a aumentar o metabolismo para que as células consumam mais energia e as transformem em calor para nos manter aquecidos. Se você começa a treinar no frio você usa essa vantagem do gasto calórico extra ao seu favor para reduzir gordura.

Reforça seu sistema imunológico: quando você se expõe ao frio praticando atividade física, os efeitos dos exercícios aumentam o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico.

Você estará mais bem hidratado: esta é a sensação mais agradável de treinar no frio, pois transpiramos menos e é esse o motivo de estarmos mais bem hidratados. Com o suor perdemos uma quantidade razoável de água fazendo exercício físico, o que no verão pode ser um perigo e no inverno é o contrário, torna-se um benefício. Quando praticamos exercícios físicos aumentamos a capacidade do plasma no sangue que é composto por 90% por água

E então, curtiu alguns benefícios que o treino nesta temperatura pode nos trazer?

Fica a está última dica então: Treine e mande o frio embora, uma boa forma de mandar o frio embora é treinando. O cobertor e o sofá de casa estão ótimos, mas criar coragem e malhar faz com que seu corpo se movimente e o frio vá embora.

Texto em colaboração com a @Josi_3512, Obrigado!

Isso merece ir para suas redes: