Setembro Amarelo: Uma atenção mais que necessária

O mês de setembro tem a cor Amarela , pois essa é uma atenção mais que necessária, estamos falando da campanha de prevenção ao suicídio. Por mais que se diga que é de extrema relevância falar sobre, esse tema ainda é um grande tabu entre as pessoas e os números são assombrosos, veja bem, no Brasil esta é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 à 29 anos. Já a nível mundial, a cada 40segundos uma pessoa comete suicídio.
Assustador não?

Quando a pessoa esta em sofrimento ela pode falar indiretamente sobre o assunto. Algumas frases são típicas: “eu não aguento mais a vida”, “ eu não vejo mais graça em viver”, “ eu não estou feliz”, “eu sou um fardo para a família”, “eu sou fardo para amigos” e ainda pode ter alguns comportamentos como se isolar ou deixar de fazer coisas que considerava agradáveis.

Fique esperto, se você perceber que alguém próximo a você esta demonstrando algum comportamento que antes não tinha de alguma forma negativa, busque auxilio de um profissional qualificado, de um psicólogo ou psiquiatra, entenda que precisamos desconstruir o preconceito pela busca desse auxilio e pensar que podemos salvar vidas.

Muito importante também é: você estiver em sofrimento, busque ajuda e conte conosco! Muita gratidão a Psicóloga Aline Zanatta Vargas pela parceria nesta ação e no texto. Conheça mais do trabalho no insta: @psicoalinezv

Isso merece ir para suas redes: