SÍNDROME DO BLACKBARRY THUMB?

A Síndrome do do Blackbarry Thumb, ou síndrome do polegar é uma condição médica que afeta o tendão, causando dor e sensibilidade. A síndrome ocorre quando os tendões se inflamam devido a movimentos repetidos ou excessivos.

A Síndrome do Polegar é comum em pessoas que praticam atividades que exigem esforço repetitivo nas mãos, principalmente relacionados ao uso excessivo do celular. O ato de digitar ou rolar a tela do Smartphone, em geral com pouco intervalo é apontado atualmente como um dos principais causadores.

Quais são os sintomas?

Os sintomas que acompanham a Síndrome do do Blackbarry Thumb são a dor e a sensibilidade do polegar, além disso, a fadiga muscular e falta de força. Em casos mais graves, o movimento de repetição pode danificar os nervos e tendões. Em casos mais avançados, o polegar pode parecer esticado ou inchado. A Síndrome do do Blackbarry Thumb pode afetar a qualidade de vida das pessoas, influenciando atividades cotidianas e até mesmo profissionais.

O que é recomendado para prevenir?

Para prevenir a Síndrome do Polegar, é importante evitar ou minimizar a atividade que causou a condição. Se você trabalha com computador, ou usa o celular muitas horas, certifique-se de mudar a postura regularmente, além de ser importante ter intervalos para alongar-se.

Se você já sofre com a condição, o tratamento inclui o uso de medicamentos para aliviar a dor e a fadiga muscular, além de fisioterapia, mas sempre com acompanhamento de profissionais. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para corrigir a anatomia do punho.

Cada vez mais jovens!

Não é raro ver adolescentes hoje em dia usando smartphones e outros dispositivos móveis por horas a fio. Muitos deles acabam desenvolvendo a Síndrome do Polegar, portanto é importante que os pais e cuidadores estejam atentos aos hábitos das crianças e adolescentes quando o assunto é uso de dispositivos móveis.

Orientá-los a realizar exercícios de fortalecimento e alongamento é fundamental, além de estimular o uso de acessórios como suportes para o celular ou teclados externos para os tablets, portanto essa síndrome pode ser evitada com a adoção de hábitos saudáveis durante o uso dos dispositivos móveis desde cedo. A Síndrome do Blackbarry Thumb pode ser uma condição dolorosa e limitante, portanto vale a informação, prevenir é sempre a melhor escolha.